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SEGURANÇA SOCIAL DIRECTA
CONTEÚDO
Perguntas frequentes
- Como pode registar-se na Segurança Social Direta?
Para registar-se na Segurança Social Direta, siga os passos:
- Aceda à Segurança Social Direta
- Clique em Efetuar registo
- Leia os Termos e condições do serviço e se concordar com os mesmos, clique em Li e aceito os termos e condições do serviço
- Indique qual o Tipo de conta que pretende criar, Cidadão ou Empresa/ Instituição
- Insira os dados de identificação solicitados:
Se é Cidadão
- NISS (Número de identificação da Segurança Social)
- Data de nascimento
Se é Empresa/Instituição
- NISS (Número de identificação da Segurança Social) da Empresa/ Instituição
- Nome do responsável
- Clique em Seguinte: Canal de verificação
- A Segurança Social vai enviar um código de verificação
que lhe permitirá definir a sua palavra-passe. Escolha o canal que pretende para
receber o código de verificação. Os canais apresentados são os que tem registados
na Segurança Social. Selecione em que canal pretende receber o código de verificação:
por email ou por SMS (mensagem escrita para o telemóvel)
Se não tem contactos registados na Segurança Social, ser-lhe-á disponibilizado apenas a opção Por carta para a morada que consta na Segurança Social.
- Clique em Pedir código de verificação
O pedido de adesão à Segurança Social Direta foi efetuado com sucesso. Consulte os próximos passos a realizar.
- Depois de receber o Código de Verificação tem de ativar a sua conta. Para ativar a conta, siga os passos:
- Aceda a Ativar a minha conta
- Insira o Número de Identificação da Segurança Social
- Insira o Código de Verificação enviado para o canal que indicou
- Clique em Confirmar código de verificação
- Se surgir uma mensagem a indicar Código de Verificação expirado, verifique se está a inserir o último código de verificação que recebeu, se a mensagem continuar, efetue a recuperação da palavra-chave em "Perdi a minha palavra-chave".
- No campo Palavra-chave, defina a sua palavra-chave (consulte as regras de construção da palavra-chave disponíveis na mesma página)
- Confirme a palavra-chave
- Clique em Confirmar palavra-chave. A sua palavra-passe foi efetuado com sucesso.
- Clique em pode efetuar o acesso na Segurança Social Direta com a sua palavra-passe.
- Após a autenticação, deverá atualizar e fidelizar os seus contactos. Para saber mais sobre este tema, consulte na Ajuda (da Segurança Social Direta) as perguntas disponíveis em Perfil> Dados Pessoais.
- O Código de Verificação expirou, o que posso fazer?
Se tiver o código de verificação expirado efetue a recuperação da palavra-chave em "Perdi a minha palavra-chave".
Para saber como fazer consulte a pergunta Pretendo recuperar a palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta. Como posso fazê-lo?
- Pretendo recuperar a palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta. Como posso fazê-lo?
Para recuperar a sua palavra-chave, siga os passos:
- Aceda à Segurança Social Direta
- Clique em Perdi a minha palavra-chave
- Seleciona o Tipo de conta: Cidadão ou Empresa/Instituição
- Insira o Número de Identificação solicitados
Se é Cidadão
- NISS (Número de identificação da Segurança Social)
- Data de nascimento
Se é Empresa/Instituição
- NISS (Número de identificação da Segurança Social) da Empresa/ Instituição
- Nome do responsável
- Clique em Seguinte: Canal de verificação
- A Segurança Social vai enviar um código de verificação
que lhe permitirá definir a sua palavra-passe. Escolha o canal que pretende para
receber o código de verificação. Os canais apresentados são os que tem registados
na Segurança Social. Selecione em que canal pretende receber o código de verificação:
por email ou por SMS (mensagem escrita para o telemóvel)
Se não tem contactos registados na Segurança Social, ser-lhe-á disponibilizado apenas a opção Por carta para a morada que consta na Segurança Social.
- Clique em Pedir código de verificação
O pedido de recuperação à Segurança Social Direta
foi efetuado com sucesso. Se selecionou como canal de verificação Por telemóvel ou Por e-mail, o código de verificação é enviado no imediato,
se selecionou Por carta o tempo médio de entrega é de 8 dias úteis.
Após receber o código de verificação siga os seguintes passos:
- Aceda à Segurança Social Direta
- Clique em Ativar código de verificação
- Insira o Código de Verificação enviado para o canal que indicou
- Clique em Confirmar código de verificação
- No campo Palavra-passe, defina a sua palavra-passe (consulte as regras de construção da palavra-passe disponíveis na mesma página)
- Confirme a palavra-passe
- Clique em pode efetuar o acesso na Segurança Social Direta com a nova palavra-passe
Após a autenticação, deverá atualizar e fidelizar os seus contactos. Para saber mais sobre este tema, consulte na Ajuda (da Segurança Social Direta) as perguntas disponíveis em Perfil> Dados Pessoais.
- A palavra-passe terá de ser alterada a cada 180 dias.
- 30 dias antes da palavra-passe expirar, quando entrar na Segurança Social Direta, será mostrado um aviso para alterar a palavra-passe.
- Quando a palavra-passe expirar, terá de a alterar para conseguir entrar na Segurança Social Direta.
- Quais os termos e condições do serviço?
- Não tenho a minha morada atualizada na Segurança Social, posso registar-me na Segurança Social Direta?
- Não, primeiro deve atualizar a sua morada na Segurança Social para que a palavra-chave seja envida para a morada correta.
- Como posso atualizar a minha morada?
- Pode atualizar a morada nos serviços de atendimento da Segurança Social.
- Os cidadãos que já aderiram à Segurança Social Direta podem atualizar a morada nesse serviço.
- Como posso aceder à Segurança Social Direta com o Cartão de Cidadão?
- Ligue o leitor de cartões e verifique que o software está corretamente instalado.
- Insira o cartão no leitor;
- Clique no botão para aceder;
- Introduza o PIN de autenticação;
- Entre na sua área reservada da Segurança Social Direta.
- Que serviços estão disponíveis na Segurança Social Direta para cidadãos e entidades empregadoras?
- No Guia Prático
da Segurança Social Direta encontra toda a informação sobre os serviços disponíveis para cidadãos e entidades empregadoras.
- Como fazer para validar assinaturas eletrónicas em documentos obtidos através da Segurança Social Direta?
- Como aderir ao pagamento de contribuições por débito direto?
- A adesão ao pagamento de contribuições por débito direto é efetuada, obrigatoriamente, no serviço Segurança Social Direta, através da celebração de contrato de adesão e do preenchimento da Autorização de Débito em Conta. Consulte o folheto informativo