Para tirar proveito de todas as potencialidades do portal da Segurança Social Directa, recomendamos que active o javascript do seu Browser.
SEGURANÇA SOCIAL DIRECTA
CONTEÚDO
Perguntas frequentes
Como pode registar-se na Segurança Social Direta?
Para registar-se na Segurança Social Direta, siga os passos:
Aceda à
Segurança Social Direta
Clique em
Efetuar registo
Leia os
Termos e condições do serviço
e se concordar com os mesmos, clique em
Li e aceito os termos e condições do serviço
Indique qual o Tipo de conta que pretende criar,
Cidadão ou Empresa/ Instituição
Insira
os dados de identificação solicitados:
Se é Cidadão
NISS (Número de identificação da Segurança Social)
Data de nascimento
Se é Empresa/Instituição
NISS (Número de identificação da Segurança Social) da Empresa/ Instituição
Nome do responsável
Clique em
Seguinte: Canal de verificação
A Segurança Social vai enviar um
código de verificação
que lhe permitirá definir a sua palavra-passe. Escolha o canal que pretende para receber o código de verificação. Os canais apresentados são os que tem registados na Segurança Social. Selecione em que
canal pretende receber o código de verificação:
por
email
ou por
SMS
(mensagem escrita para o telemóvel)
Se não tem contactos registados na Segurança Social, ser-lhe-á disponibilizado apenas a opção
Por carta
para a morada que consta na Segurança Social.
Clique em
Pedir código de verificação
O pedido de adesão à Segurança Social Direta foi efetuado com sucesso. Consulte os próximos passos a realizar.
Depois de receber o Código de Verificação tem de ativar a sua conta. Para ativar a conta, siga os passos:
Aceda a
Ativar a minha conta
Insira o
Número de Identificação da Segurança Social
Insira o
Código de Verificação
enviado para o canal que indicou
Clique em
Confirmar código de verificação
Se surgir uma mensagem a indicar
Código de Verificação expirado
, verifique se está a inserir o último código de verificação que recebeu, se a mensagem continuar, efetue a recuperação da palavra-chave em "Perdi a minha palavra-chave".
No campo
Palavra-chave, defina
a sua
palavra-chave
(consulte as regras de construção da palavra-chave disponíveis na mesma página)
Confirme
a palavra-chave
Clique em
Confirmar palavra-chave.
A sua palavra-passe foi efetuado com sucesso.
Clique em
pode efetuar o acesso na Segurança Social Direta com a sua palavra-passe.
Após a autenticação, deverá atualizar e fidelizar os seus contactos. Para saber mais sobre este tema, consulte na
Ajuda
(da Segurança Social Direta) as perguntas disponíveis em Perfil> Dados Pessoais.
O Código de Verificação expirou, o que posso fazer?
Se tiver o código de verificação expirado efetue a recuperação da palavra-chave em
"Perdi a minha palavra-chave"
.
Para saber como fazer consulte a pergunta
Pretendo recuperar a palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta. Como posso fazê-lo?
Pretendo recuperar a palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta. Como posso fazê-lo?
Para recuperar a sua palavra-chave, siga os passos:
Aceda à
Segurança Social Direta
Clique em
Perdi a minha palavra-chave
Seleciona o
Tipo de conta: Cidadão
ou
Empresa/Instituição
Insira o
Número de Identificação solicitados
Se é Cidadão
NISS (Número de identificação da Segurança Social)
Data de nascimento
Se é Empresa/Instituição
NISS (Número de identificação da Segurança Social) da Empresa/ Instituição
Nome do responsável
Clique em
Seguinte: Canal de verificação
A Segurança Social vai enviar um
código de verificação
que lhe permitirá definir a sua palavra-passe. Escolha o canal que pretende para receber o código de verificação. Os canais apresentados são os que tem registados na Segurança Social. Selecione em que
canal pretende receber o código de verificação:
por
email
ou por
SMS
(mensagem escrita para o telemóvel)
Se não tem contactos registados na Segurança Social, ser-lhe-á disponibilizado apenas a opção
Por carta
para a morada que consta na Segurança Social.
Clique em
Pedir código de verificação
O pedido de recuperação à Segurança Social Direta foi efetuado com sucesso. Se selecionou como canal de verificação
Por telemóvel
ou Por e-mail, o código de verificação é enviado no imediato, se selecionou
Por carta
o tempo médio de entrega é de 8 dias úteis.
Após receber o código de verificação siga os seguintes passos:
Aceda à Segurança Social Direta
Clique em
Ativar código de verificação
Insira o
Código de Verificação
enviado para o canal que indicou
Clique em
Confirmar código de verificação
No campo
Palavra-passe
, defina a sua
palavra-passe
(consulte as regras de construção da palavra-passe disponíveis na mesma página)
Confirme
a palavra-passe
Clique em
pode efetuar o acesso na Segurança Social Direta
com a nova palavra-passe
Após a autenticação, deverá atualizar e fidelizar os seus contactos. Para saber mais sobre este tema, consulte na
Ajuda
(da Segurança Social Direta) as perguntas disponíveis em Perfil> Dados Pessoais.
A palavra-passe terá de ser alterada a cada 180 dias.
30 dias antes da palavra-passe expirar, quando entrar na Segurança Social Direta, será mostrado um aviso para alterar a palavra-passe.
Quando a palavra-passe expirar, terá de a alterar para conseguir entrar na Segurança Social Direta.
Quais os termos e condições do serviço?
Consulte os
termos e condições do serviço
.
Não tenho a minha morada atualizada na Segurança Social, posso registar-me na Segurança Social Direta?
Não, primeiro deve atualizar a sua morada na Segurança Social para que a palavra-chave seja envida para a morada correta.
Como posso atualizar a minha morada?
Pode atualizar a morada nos serviços de atendimento da Segurança Social.
Os cidadãos que já aderiram à Segurança Social Direta podem atualizar a morada nesse serviço.
Como posso aceder à Segurança Social Direta com o Cartão de Cidadão?
Ligue o leitor de cartões e verifique que o software está corretamente instalado.
Insira o cartão no leitor;
Clique no botão para aceder;
Introduza o PIN de autenticação;
Entre na sua área reservada da Segurança Social Direta.
Que serviços estão disponíveis na Segurança Social Direta para cidadãos e entidades empregadoras?
No
Guia Prático
da Segurança Social Direta encontra toda a informação sobre os serviços disponíveis para cidadãos e entidades empregadoras.
Como fazer para validar assinaturas eletrónicas em documentos obtidos através da Segurança Social Direta?
Consulte o documento
Procedimento de Validação de Assinatura Digital
.
Como aderir ao pagamento de contribuições por débito direto?
A adesão ao pagamento de contribuições por débito direto é efetuada, obrigatoriamente, no serviço Segurança Social Direta, através da celebração de contrato de adesão e do preenchimento da Autorização de Débito em Conta. Consulte o
folheto informativo